Os feijões não só são de baixo valor glicémico, mas a fermentação e os efeitos probióticos também reduzem a absorção da glicose de outros alimentos na dieta. Esses benefícios de redução da glicose ocorrem não apenas na refeição que inclui feijão, mas também nas refeições posteriores, mesmo que não incluam o feijão - algo que foi chamado de “efeito da segunda refeição”. Os feijões têm múltiplos benefícios favoráveis à resposta glicémica, na redução de peso e proteção contra o cancro.
Em cinco regiões e etnias diferentes, as leguminosas foram consideradas o preditor mais consistente e confiável de longevidade.
Uma redução de 7 a 8% na taxa de mortalidade foi relatada para cada 20 gramas (2 colheres de sopa) de feijão consumido diariamente.
Feijões, nozes e sementes têm numerosos compostos anti câncer, incluindo ácido fítico e pentakisfosfato de inositol (IP-5), foi demonstrado em estudos com animais que inibiu o crescimento, migração e invasão de tumores e aumentou a atividade das células NK (natural killer).
Comer mais feijão como substituto de outros alimentos ajuda em todos os parâmetros metabólicos que melhoram a saúde cardiovascular.
Parágrafos traduzidos do livro “The End of Heart Disease” Joel Fuhrman, M.D.
Duas refeições diferentes, mas com os mesmos efeitos probióticos.