- Inicio
- Artigos Página 1
- Alimentação – a água e o cérebro
Estar hidratado é importantíssimo não só nos dias de verão quando se transpira mais, mas todos os dias do ano. Há evidencia que muitas doenças estão associadas à desidratação.
A ideia de beber 8 copos de água por dia é muito velha e foi baseada no estudo de uma pessoa só. Mas hoje há estudos extensivos em que associam o estar desidratado a muitos problemas de saúde assim com doenças cardíacas, quedas e fraturas, insolação, distúrbios pulmonares, doenças renais, pedras nos rins, câncer da bexiga e cólon, infeções urinárias, constipação intestinal, doença do olho seco, cárie dentária, diminuição da função imunológica e formação de cataratas.
O cérebro é 75% água quando o corpo fica desidratado o cérebro encolhe.
O não beber água está associado a pessoas que comem pouca fruta e vegetais e está muito mais presente em pessoas que fazem exercício físico por isso têm menos problemas de saúde.
Testes feitos em estudantes verificarão que os que beberão água e estavam hidratados tiveram melhor notas.
A água fria é absorvida pelo corpo 20% mais rápido que a água à temperatura do corpo.
Pesquisadores usaram este conceito para saber quando se está desidratado que é, depois de urinar beber 3 copos de água e durante 1 hora medir a quantidade de urina que faz. Se a urina durante essa hora for menos do que um copo há grande apótese de que estava desidratado.