Alimentação – batata-doce e a vitamina A

A batata-doce é uma das melhores fontes carotenoides pró-vitamina A.

A são encontrados em folhas verdes vegetais por exemplo, batata-doce, espinafre, abóboras, cenouras e em frutos não cítricos amarelos e laranjas como mangas, damascos e papaia.

Esta vitamina é importantíssima para a visão e está em todos os tecidos do corpo sistemicamente para manter o crescimento e a solidez das células.

Info Vitamina A

A vitamina A (retinol) é um nutriente essencial necessário em pequenas quantidades nos seres humanos para o funcionamento normal do sistema visual; crescimento e desenvolvimento; e manutenção de integridade celular epitelial, função imunológica e reprodução. Estas necessidades dietéticas para a vitamina A é normalmente fornecida como retinol pré-forma do (principalmente como éster de retinil) e provitamina um carotenoide.

Vitaminas são substâncias que corpo precisa para crescer e se desenvolver normalmente. A vitamina A (retinol) é um nutriente essencial necessário em pequenas quantidades nos seres humanos.

A vitamina A é um antioxidante. Pode vir de fontes vegetais ou animais. Fontes vegetais incluem frutas e vegetais coloridos. Fontes animais incluem fígado e leite integral. A vitamina A também é adicionada a alimentos como cereais.

Vegetarianos, crianças pequenas e alcoólicos podem precisar de vitamina A extra. Algumas Pessoas com podem precisar de mais vitamina A se tiver certas condições, como doenças do fígado, fibrose cística e doença de Crohn.

A deficiência de vitamina A é a principal causa de cegueira evitável em crianças e é um grande problema no mundo em desenvolvimento, especialmente na África e no Sudeste Asiático; nos países mais pobres, centenas de milhares de crianças ficam cegas a cada ano devido à deficiência da vitamina. Mesmo uma deficiência leve pode prejudicar a função imunológica, reduzindo assim a resistência a doenças. A cegueira noturna é um sinal precoce de deficiência de vitamina A, seguida por secura anormal do olho e, finalmente, cicatrização da córnea, uma condição conhecida como xeroftalmia.

Outros sintomas incluem pele seca, endurecimento de células epiteliais em outras partes do corpo (como membranas mucosas) e crescimento e desenvolvimento comprometidos. Em muitas áreas onde a deficiência de vitamina A é endêmica, a incidência está sendo reduzida dando às crianças uma única dose grande de vitamina A a cada seis meses. Uma forma geneticamente modificada de arroz contendo betacaroteno, um precursor da vitamina A, tem o potencial de reduzir grandemente a incidência de deficiência de vitamina A, mas o uso deste chamado arroz dourado é controverso.

Os requisitos de vitamina A para crianças são calculados a partir da vitamina A fornecida no Leite materno. Durante pelo menos os primeiros 6 meses de vida, a amamentação exclusiva pode fornecer vitamina A para manter a saúde, permitir o crescimento normal e manter reservas suficientes no fígado.

Info Batatas-doces

As batatas doces têm 2 tipos de raízes as absorventes e as tuberosas.

As absorventes extraem a água e os nutrientes do solo as tuberosas (as batatas) são de grande espessura em conjunto de 5 ou 6 raízes.

As ramas da batata-doce tem nutrientes interessantes que podem ser destinadas a alimentação em geral, ou na alimentação animal.

As batatas-doces variam de cor tanto as cascas como a polpa e podem ser de cor roxa, laranja, laranja claro, amarelo ou branco. A quantidade de nutrientes com antocianinas e carotenoides depende muito da cor das batatas.

As origens das batatas doces são da Améria Centras e Sul usadas na alimentação destes povos há mais de 10 mil anos, mas a origem genética não está definida. ¾ da produção mundial tem origem no continente asiático. Os 5 maiores produtores são China, Nigéria, República Unida da Tanzânia, Indonésia e Uganda. A maior produção de batata-doce é feita na china com aproximadamente 70.963.630 toneladas.

Recentemente, as batatas receberam grande atenção devido à sua capacidade de crescer em grande variedade de zonas agro-geológicas, de zero a 2.000 metros acima do nível do mar, e 30 graus N a 30 graus S.

A batata-doce também pode crescer em solos de fertilidade limitada e são relativamente tolerantes à seca porque podem resistir a condições de pouca chuva que variam entre 800 e 1.400 mm por ano.

As produtividades das batatas-doces podem ser muito altas, como tem sido visto na Ásia de 17 toneladas por hectare. São geralmente plantadas com pouco ou nenhum fertilizante. Portanto, a batata doce é considerada uma das culturas que podem ser usadas para combater a fome durante períodos de mudanças climáticas severas.

 

Responsive image

 

 

Responsive image

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Topo da página