Alimentação – ph e a sua importância na saúde

pH = Potencial de Hidrogeno

O corpo tem três mecanismos para regular o pH dos fluidos. São eles, os sistemas tampão, o mecanismo respiratório e mecanismo renal. Juntos, estes mecanismos constituem o complexo mecanismo de homeostasia do pH.

Nas pessoas saudáveis, o pH do sangue é 7.365.

Pacientes com câncer apresentam um pH muito acido. O câncer não sobrevive em ambiente alcalino. As células cancerosas são ácidas enquanto as células saudáveis são alcalinas.

Em condições de saúde os líquidos intracelulares e extracelulares apresentam um pH que oscila entre 7,35 a 7,45, ou seja, levemente alcalino.

Todas as doenças degenerativas estão associadas com a hiperacidez corporal (excesso de acidez). Todas as formas de artrite estão associadas com o excesso de acidez. A hiperacidez compromete a calcificação de dentes e ossos.

Muitos dos alimentos industrializados são extremamente ácidos. Alimentos ácidos geram vícios, levando a comer em excesso e a problemas de obesidade. Na maioria dos casos as pessoas comem compulsivamente porque têm sede, porque as células estão desidratadas, e por equívoco a pessoa interpreta como ter fome, e o comer não pode saciar a sede e gera mais necessidade de água.

 

 

O símbolo pH significa o potencial hidrogeniónico e consiste numa escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. O valor do pH é determinado pela concentração de íones de hidrogênio (H+) numa solução e mede-se numa escala que varia entre 0 a 14, sendo o 0 muito ácido, 7 neutro e 14 muito alcalino. A escala do pH é logarítmica, cada passo é dez vezes mais que o anterior. Um pH de 4.0 é 10 vezes mais ácido que 5.0 e 100 vezes mais ácido que 6.0 e 1.000 vezes mais ácido que 7.0.

 

 

Notas acerca de água:

Legislação em vigor para os valores do pH da água é entre 6,5 e 9 unidades de pH).

O cloro é muito usado para purificar a água é ele atua como um desinfetante, elimina todos os microrganismos patogênicos e tornar a água potável. O cloro é um elemento químico de símbolo Cl.

A água alcalina neutral ou acima de 7 remove a placa bacteriana dos dentes.

Com um Jarro com filtro purificador de água pode-se tornar água da torneira em a água purificada.

Em condições de saúde os líquidos intracelulares e extracelulares apresentam um pH que oscila entre 7,35 a 7,45, ou seja, levemente alcalino. O organismo tende a alcalinidade, água saudável deve ser água alcalina.

O valor natural do pH da água é 7, mas as impurezas presentes nela tendem a fazer com que o valor ande para o lado esquerdo da escala (mais ácido).

Muitos dos refrigerantes têm um baixo valor muito baixo de pH, rondam os 2 valores por isso todos muito ácidos.

O limão é uma fruta aniónica. Isso significa que quando se bebe água com limão, o corpo reage com as propriedades aniónicas da fruta alcalinizando o líquido enquanto ele é digerido.

Mais informação relacionada

A importância do PH no corpo humano

How to Balance Your pH to Heal Your Body

A água que anda a beber talvez não seja a melhor para si
Água de Monchique é considerada super alcalina por indicar no rótulo um pH de 9,5.

Água de Monchique é caso raro de alcalinidade natural

Beber água alcalina

 

Hiperacidez corporal – a causa de muitas doenças:

O pH do sangue humano está inteiramente relacionado à saúde. Uma pequena variação do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver.

A maior parte das pessoas acometidas de câncer apresenta um pH no tecido de 4,5. Esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer. Dr. Otto Warburg da Alemanha duas vezes laureado, ganhou o seu primeiro prêmio Nobel pela descoberta de que o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo.

Quando o pH do sangue está baixo, as gorduras são aderidas às paredes das artérias causando doenças do coração. As doenças causadas pela tireóide é resultado da deficiência do mineral iodo e esse elemento só é absorvido pelo organismo quando está com o pH ideal. Por isso, na sociedade atual é freqüente encontrar pessoas com doenças da tireóide, porque atualmente são valorizados os alimentos que proporcionam ao organismo um ambiente de pH baixo.

Em resumo, estando o pH do sangue abaixo da normalidade 7,4, o organismo está propenso a todos os tipos de doenças do coração, fadiga crônica, alergias além de doenças causadas por vírus, bactérias e fungos. Uma maneira de manter o pH saudável é evitar alimentos com pH baixo, como café (em torno de 4,0), refrigerante (em torno de 2,0), cerveja (varia de 2,5 a 4,2 dependendo da marca).

Fonte: http://www.naturoterapias.com/blog/a-importancia-do-ph-no-corpo-humano

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Topo da página